BK ( Pesquisa em diversos materiais )
 
 Sinonímia: Pesquisa de Bacilo de Kock,
 do bacilo da tuberculose, de BAAR e de micobacteria
 Seção técnica: Microbiologia
 Material: Escarro ( não pode ser
 saliva )
 Tubo: Seco
 Preparo do Paciente: Jejum
 Interferentes: Medicamentos
 tuberculostáticos, saliva.
 Exames Relacionados: PPD, Mantoux, VHS, cultura de BK.

- É necessário retirar previamente no Laboratório as instruções e o kit para a coleta de escarro, que deve ser feita em casa, antes do café-da-manhã.
- O cliente deve escovar os dentes e bochechar com bastante água, tossir profundamente (tosse tipo diafragmática) e colocar o material no recipiente de coleta, observando bem o processo para que a amostra obtida seja realmente escarro, e não saliva.
- O material deve ser entregue no Fleury em até 12 horas após a coleta, se em temperatura ambiente, ou até 72 horas, se mantido refrigerado (2 a 8 ºC).
- Amostras de escarro colhidas durante 24 horas são desnecessárias e inadequadas ao exame.
- No caso de uso prévio ou atual de antimicrobianos, deve ser informado o nome do medicamento. A administração de antimicrobianos não impede a realização da cultura, mas, em algumas situações, pode interferir no resultado.

Outros  Materiais

- A análise pode ser realizada em material colhido durante o exame de broncoscopia (que precisa ser agendado previamente) ou em amostra colhida pelo médico assistente e armazenada em frasco estéril.
- O material deve ser entregue ao Fleury até 6 horas após a coleta, se mantido à temperatura ambiente, ou em 72 horas, se mantido sob refrigeração (2-8 ºC).